Meu nome é Sabrina e minha viagem rumo ao meu real propósito de vida iniciou a dois anos quando, graças a um AVC, descobri que sou mortal. Sim, eu sou mortal! E sinto informar, mas você também é. E pior, nossa viagem pode acabar a qualquer momento, sem nenhum aviso. É justamente por isso que precisamos tomar posse de nossas vidas e começar imediatamente a sermos felizes! Então, te convido a ter atitudes imediatas rumo à felicidade a partir de agora.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
Mas sempre foi assim...
Buenas, na semana passada propus o seguinte exercício: observar como se comportam nossos pensamentos automáticos diante dos acontecimentos cotidianos.
Independente se você se descobriu um "profeta do Apocalipse" ou uma "Pollyana", ou quem sabe até uma variação destes estereótipos, o importante mesmo é fazer desse exercício de auto-observação um hábito. É muito importante despertar nosso observador interno. Através deste pseudo espião podemos determinar onde, quando, como e quanto somos sabotadores de nós mesmos. Sim, SABOTADORES!! Nos sabotamos o tempo todo! Sem querer, sem perceber, mas estamos sempre nos julgando, nos condenado e nos adaptando para que não passemos novamente por determinada situação.
Mas, por que afinal devemos agir assim ou assado? Quem disse que isso é certo e aquilo é errado? Por que menina veste rosa e menino veste azul? Bom, isso é conversa para umas 10 postagens, então vamos começar com o experimento dos 5 macacos:
Resumidamente: os cientistas colocaram 5 macacos em uma jaula com uma escada que levava a um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para pegar as bananas imediatamente todos os que estavam no chão recebiam um jato de água fria. Com o tempo, se algum dos macacos tentasse subir as escadas era imediatamente surrado pelos demais. Depois de algum tempo nenhum dos macacos subia mais a escada, então os cientistas substituíram um dos macacos. O macaco novato tentou subir a escada e foi surrado pelos demais. Os cientistas passaram a substituir cada um dos macacos que iniciaram o experimentos por macacos novados e observaram que depois de um tempo os macacos novatos também não se atreviam a subir a escada, pois poderiam ser surrados pelos demais. Se fosse possível perguntar a algum desses macacos por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
- "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui. . . ".
Pois é, a maioria absoluta de nós não sabe porque as meninas vestem rosa e brincam de boneca enquanto que os meninos vestem azul e brincam de carrinho, mas sempre foi assim... Não sabemos porque existe um código de comportamento feminino e outro masculino, mas sempre foi assim... Assim como não sabemos porque insistimos (inconscientemente) em ver o copo meio vazio ou meio cheio, mas sempre foi assim...
Mas tem que continuar sendo sempre assim?????
A seguir, cenas dos próximos capítulos... kkk
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário