segunda-feira, 7 de março de 2016

Normal é Ser Você!

Você está dirigindo um ônibus. Na primeira parada sobem 6 passageiros e desce 1. Na segunda parada descem 3 e sobem outros 4. Na terceira parada descem 5 e sobem 2 passageiros. Pergunta: qual o nome do motorista do ônibus?
Fácil? Difícil? O caso não é saber o quanto você é perspicaz para se dar conta da primeira palavra escrita neste post: VOCÊ. O caso é que o motorista do ônibus é você! E eu não estou falando simplesmente da resposta da charada, mas sim do segredo da vida: quem dirige o ônibus, ou melhor, sua vida, é você!
Se as coisas vão bem ou se vão mal, não tenha dúvidas que, elas são somente consequências de suas escolhas. Fazemos escolhas o tempo todo! Escolhemos levantar da cama pela manhã (ou não), escolhemos colocar a camiseta azul ou a vermelha em dia de Grenal, escolhemos assistir TV ou ler um livro, escolhemos comer uma maçã ou “mergulhar” em um bolo de chocolate, escolhemos dar atenção às redes sociais ou aos nossos amigos na mesa do bar... enfim, escolhemos até mesmo quando estamos vivendo ala Zeca Pagodinho, deixando a vida nos levar, pois estamos na verdade escolhendo o “caminho conhecido/normal/esperado/mais seguro”.
Portanto: as escolhas são suas! Simples assim! Simples? Não sei você, mas eu tenho muita dificuldade em escolher! Deve ser porque eu sou de libra, né? Kkk... Falando sério: independente de signo, sexo, idade, cor, credo... qualquer criatura que transforma oxigênio em gás carbônico, passa a vida toda tomando decisões de todas as ordens. E decidir é complicado por que quando você tem que decidir precisa assumir uma posição diante de duas ou mais opções. E quando você se posiciona, inevitavelmente acaba não agradando a gregos e troianos... quando você se posiciona, acaba sendo julgado, contestado, ou na melhor das hipóteses, apoiado. E como é difícil ser questionado! Tão mais fácil ser aceito! Tão mais fácil ser normal!
E chegamos ao grande problema: ser normal! Mas quem determina o que é normal se o motorista do meu ônibus sou EU! O meu caminho é determinado por mim. Eu, uma pessoa única! Que ainda que a clonagem humana fosse autorizada, continuaria sendo única, pois ter o mesmo código genético não garante o produto final, ou será que alguém realmente acredita que se Gandhi, John Lenon, Madre Teresa, Hitler ou seja lá quem fosse clonado, repetiria o mesmo ser que viveu a décadas atrás? Praticamente impossível (caso o impossível fosse possível), porque àquelas pessoas sofreram influencias e tiveram vivências que não podem ser repetidas, e assim a constituição do ser único continua garantida. Porque o trajeto do ônibus de cada um de nós tem um percurso único! E por isso mesmo, não se contente em ser “normal”, dirija sempre na direção da sua felicidade e aproveite o caminho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não vi q eu estava dirigindo o ônibus, na charada e na vida... Demorei a me dar conta q as minhas ações causavam reações na minha vida, sempre pensamos q a culpa é dos outros... E da mesma maneira q na charada não vemos q nos estamos no comando.