segunda-feira, 21 de março de 2016

300 vezes GRATIDÃO

Há 301 dias decidi aceitar um desafio lançado pela psicóloga e educadora emocional, Flávia Melissa, a quem conheci através de seus vídeos postados no YouTube, quando buscava por instruções e técnicas de meditação. O desafio da gratidão consistia em agradecer todos os dias, durante 300 dias. Simples! Ou pelo menos deveria ser simples. Mas o bicho homem é "programado" para perceber, quase que de forma automática, tudo de ruim que acontece ou que tem alguma chance de acontecer. Se pode dar errado, vai dar errado! Agora eu te pergunto: por que??? Por que sempre esperamos pelo pior? E mais do que isso: por que desdenhamos das coisas simples e boas do cotidiano? Imersos na correria de todo o dia nem percebemos as pequenas alegrias, os momentos de paz...
O fato é que, desde 26 de maio de 2015, venho treinando minha percepção para perceber e, principalmente, estar presente, de corpo e alma, nos momentos que merecem gratidão.
Claro que é muito fácil ser grata por grandes acontecimentos. Sempre fui e me declarei grata pelos meus filhos, pelas oportunidades que tive na vida, pelo emprego, pelo patrimônio... Mas, ser grata por ver a neblina da manhã decorando a praça perto de casa às 6h30' da manhã, quando estava indo pro trabalho, essa não ERA eu. Repito: NÃO ERA EU! Aquilo que antes para mim era uma perda de tempo e atenção, passou a ser o foco do meu detector de alegria, paz e gratidão.
Assim foram passando os dias: nos primeiros ainda persistia a tendência a buscar grandes acontecimentos para agradecer, mas com o tempo, a gratidão passou a fazer parte do cotidiano. No cheiro de um livro novo, num chimarrão logo cedo, num bilhetinho de agradecimento, num sorriso, num passeio, num jogo de bola... Pessoas ficaram mais próximas, conversas ficaram mais fáceis, experiências tornaram-se mais intensas...
E ontem, dia 20 de março de 2016, chegou o #dia300. E, tcharããããã!!! Foi um dia simples!!! Que sorte a minha!! Ontem foi mais um dia de simplicidade, alegria, saúde, paz... enfim, um dia cheio de gratidão! Gratidão por estar viva, por estar bem, pelas pessoas que eu amo estarem bem, por eu estar com meus filhos e por eles estarem felizes e cheios de saúde, por eu ter um trabalho e não meramente um emprego... é muita gratidão pra ser descrita neste post!
Aí você me pergunta: o mundo acabando, o país imerso numa crise sem precedentes, o dólar alto, o salário baixo, e tu vens aqui falar de gratidão? Fala sério!!!
Sim, tudo isso é verdade. A realidade não é nada fácil e os prognósticos não são os melhores. Mas sentar e chorar também não resolve nada! Então, diante de tanta corrupção, tanta falta de caráter, o que me resta a fazer é ser grata por existirem tantas pessoas saindo da inércia, tanta gente tentando fazer a sua parte, agradecer a liberdade de expressão e principalmente agradecer por ter a consciência de que mesmo diante da adversidade, só reclamar não resolve nada!
Portanto, no "cabo de guerra da vida" eu escolho continuar puxando a corda para o lado da paz, do respeito, da felicidade e da gratidão.
Obs.: gratidão pra você que leu esse texto e que talvez até tente incorporar a gratidão nos seus dias. #dia301 #desafiodagratidão

Nenhum comentário: